como-prevenir-a-cetose-em-vacas-de-lactacao-uma-solucao-eficaz-e-possivel

Como prevenir a cetose em vacas de lactação: uma solução eficaz é possível?

A cetose é uma doença que ocorre devido a uma desordem metabólica associada a mobilização de gorduras das reservas corporais, Balanço Energético Negativo – BEN, e a carência de carboidratos precursores de glicose.

Ela ocorre principalmente em vacas leiteiras no período de transição (pré-parto), do período seco para lactação, devido a diferença de baixa demanda nutricional do período seco para alta demanda nutricional no final do período da gestação e início da lactação. Associado a isso ocorre o baixo consumo de matéria seca, devido ao pouco espaço na cavidade abdominal da vaca que nesse momento é preenchido com o feto, não sendo o suficiente para suprir as demandas nutricionais da vaca, resultando no Balanço Energético Negativo – BEN e, em casos mais acentuados do Balanço Energético Negativo – BEN, ocorre a cetose (OLIVEIRA, 2013).

Para atender a demanda energética, ocorre a mobilização de energia do tecido adiposo (gordura), gerando o aumento da produção de corpos cetônicos circulantes. Com o início da lactação a retirada da glicose sanguínea para síntese da lactose, gera o estímulo para mobilização de ácido graxo do tecido adiposo e sua oxidação no fígado.

como-prevenir-a-cetose-em-vacas-de-lactacao-uma-solucao-eficaz-e-possivel

Já no fígado, devido à baixa habilidade hepática, há um limite de ácidos graxos que pode ser aproveitado, o excesso é convertido em cetonas que podem ser mobilizadas por vários tecidos.

Quando a mobilização de gordura supera a capacidade do fígado de realizar as conversões, ocorre um acúmulo de gordura no fígado que reduz ainda mais a sua capacidade metabólica (OLIVEIRA, 2013).

Como resultado da cetose ocorre o cheiro característico de cetona na respiração, urina e no leite. A vaca passa a ter contrações do rúmen irregulares, com conteúdo fecal (fezes) mais seco, apetite reduzido, diminuição da produção de leite e perda de peso. Pode apresentar também olhar fixo, ataxia (incapacidade de se manter a coordenação motora como normalmente), dificuldade de locomoção, espasmos e cegueira parcial.

Esse quadro pode evoluir de subclínico para clínico, ou, mais recorrente, permanecer subclínico até que o animal se recupere, sendo esse o quadro de maiores prejuízos.

como-prevenir-a-cetose-em-vacas-de-lactacao-uma-solucao-eficaz-e-possivel

A cetose pode ser evitada através do monitoramento da Escore de Condição Corporal – ECC das vacas no período de pré-parto, evitando animais obesos ao final da gestação e através de dietas aniônicas para o período de transição que supra as demandas nutricionais e evite as doenças metabólicas.

Nesse contexto, o Núcleo LAC Pré-parto surge como uma solução inovadora e eficaz. Este produto, especialmente formulado para vacas no período de pré-parto, é projetado para equilibrar a dieta e minimizar os riscos associados ao Balanço Energético Negativo – BEN e à cetose.

Com uma combinação precisa de nutrientes, o Núcleo LAC Pré-parto assegura que as vacas recebam todos os elementos essenciais em uma transição saudável para o período de lactação. Além disso, seu uso contínuo durante o período pré-parto ajuda a manter um Escore de Condição Corporal – ECC ideal, evitando o excesso de peso e promovendo uma saúde metabólica ótima.

Em suma, o Núcleo LAC Pré-parto não apenas melhora a saúde e o bem-estar das vacas, mas também contribui para uma produção de leite mais eficiente e rentável, representando um investimento valioso para a produtividade e sustentabilidade da fazenda.

como-prevenir-a-cetose-em-vacas-de-lactacao-uma-solucao-eficaz-e-possivel

Deseja adquirir Nucleo LAC Pré-parto para suas vacas e prevenir doenças metabólicas como a cetose?

Nucleo LAC Pré-parto

p/ fazer a ração do período de pré parto. Dieta Aniônica