a-importancia-da-adaptacao-na-transicao-para-uma-nova-dieta-de-bovinos

A importância da adaptação na transição para uma nova dieta de bovinos

A transição da alimentação de bovinos de uma ração para outra, de um volumoso (silagem, feno, pré secado) para outro, ou a inserção de novos suplementos na dieta é um processo que acontece em determinadas situações, tais como:

• Quando há a falta de algum ingrediente;
  • Mudanças bruscas no preço;
  • Necessidade de potencializar a nutrição desses animais;
  • Simples troca de ração.

A mudança na dieta é um processo que afeta diretamente a saúde e bem-estar dos animais, além de impactar a produtividade e desempenho do rebanho, por isso é necessário o aumento de cuidado e uma atenção maior durante essa mudança.

a-importancia-da-adaptacao-na-transicao-para-uma-nova-dieta-de-bovinos

Processo de adaptação ao iniciar o uso de ração para bovinos

Quando as vacas e bois estão habituados a se alimentarem apenas com pastagem, é importante realizar a introdução da ração de forma gradual e progressiva, evitando problemas no sistema digestório do bovino e garantindo um bom processo de adaptação às mudanças realizadas.

Como realizar essa introdução de forma gradual?

• Introdução gradual: Inicialmente, a nova ração deve ser introduzida em pequenas quantidades, misturada ao volumoso. Isso permite que os bovinos se acostumem lentamente com o novo alimento, minimizando o risco de distúrbios digestivos.
  • Aumento progressivo: Ao longo de um período de tempo, a quantidade da nova ração deve ser gradualmente aumentada, enquanto a quantidade de volumoso é reduzida proporcionalmente. Esse processo permite que os bovinos se adaptem aos novos nutrientes, sabor, cheiro e texturas do concentrado, sem sobrecarregar seu sistema digestivo.
  • Monitoramento contínuo: Durante todo o processo de transição, é fundamental monitorar de perto a saúde e o comportamento dos animais. Observar sinais de desconforto digestivo, como diarreia, cólicas ou recusa alimentar, isso permite ajustar a transição conforme necessário, garantindo o bem-estar dos bovinos.

O processo da inserção de um suplemento na dieta segue a recomendação do fabricante, mas também é realizado de maneira similar e progressiva.

a-importancia-da-adaptacao-na-transicao-para-uma-nova-dieta-de-bovinos

Processo de adaptação na troca do tipo de ração para bovinos

Como na inserção da ração para um animal que estava apenas adaptado ao volumoso, a troca de uma ração para outra também exige cuidados especiais.

Mesmo que a dieta anterior e a nova atendam as necessidades nutricionais totais dos animais do lote, ingredientes diferentes possuem diferentes tipos digestibilidade, o que requer um novo processo de adaptação, evitando afetar a digestão e o consumo alimentar.

• Transição gradual: Comece misturando pequenas quantidades da nova ração com a ração atual, aumentando gradualmente a proporção da nova ração ao longo do tempo e reduzindo a antiga.
  • Observação atenta: Durante a transição, esteja atento aos sinais de aceitação da nova ração pelos bovinos. Monitorar o consumo alimentar, o estado corporal e o comportamento dos animais ajudará a garantir uma adaptação tranquila e minimizará o estresse durante o processo de mudança.
a-importancia-da-adaptacao-na-transicao-para-uma-nova-dieta-de-bovinos

Consequências da falta de adaptação alimentar para bovinos

A ausência de um processo de adaptação na mudança da dieta pode gerar várias consequências negativas, tanto para a saúde dos animais quanto para a produção pecuária, tais como:

• Distúrbios digestivos: A transição abrupta para uma nova dieta pode resultar em distúrbios digestivos, como a acidose ruminal, o timpanismo e a indigestão. Esses problemas não apenas causam desconforto aos animais, mas também podem afetar negativamente sua saúde e seu desempenho.
  • Redução na produção: Bovinos que não são adequadamente adaptados a uma nova dieta podem experimentar uma redução na ingestão alimentar e na eficiência de conversão alimentar. Isso pode resultar em uma diminuição na produção de leite, ganho de peso ou reprodução, prejudicando a rentabilidade da operação pecuária.
a-importancia-da-adaptacao-na-transicao-para-uma-nova-dieta-de-bovinos

Benefícios da adaptação alimentar adequada para bovinos

Em contrapartida, o processo de transição de dieta realizado de forma correta, trás benefícios significativos para a produção pecuária, tais como:

• Saúde e bem-estar: Promove a saúde e o bem-estar dos bovinos, reduzindo o risco de distúrbios digestivos e outros problemas de saúde relacionados à alimentação.
  • Melhoria no desempenho: Apresentam um melhor desempenho produtivo, com maior ingestão alimentar, melhor utilização de nutrientes e, consequentemente, maior produção de leite, ganho de peso ou taxa de reprodução.
  • Eficiência operacional: Otimiza os recursos disponíveis e reduz os custos associados à saúde animal ao minimizar os problemas de saúde e maximizar o desempenho dos animais com a adaptação alimentar adequada.
a-importancia-da-adaptacao-na-transicao-para-uma-nova-dieta-de-bovinos

Entende-se que o processo de adaptação na alteração da dieta para bovinos é um processo essencial que deve ser planejado e monitorado para evitar prejuízos econômicos e de saúde dos animais.

Com o processo de transição gradual, pode-se minimizar os riscos de distúrbios digestivos, garantir a saúde e maximizar o desempenho dos animais, promovendo eficiência na produção pecuária.

a-importancia-da-adaptacao-na-transicao-para-uma-nova-dieta-de-bovinos

Deseja aumentar sua produtividade com uma nutrição completa ao seu rebanho e fazer sua própria ração?

Linha Leite

Nucleo LAC