aproveitamento-inteligente-de-agua-da-chuva-cisternas-em-propriedades-rurais

Aproveitamento inteligente de água da chuva: Cisternas em propriedades rurais

Devido a grande extensão do Brasil e sua diversidade de climas, algumas regiões sofrem com a escassez de água, principalmente na região nordeste, afetando a produção agrícola, bem-estar dos animais e a qualidade de vida dos moradores.

Buscando minimizar esse cenário, estratégias de aproveitamento de água foram desenvolvidas ao longo dos anos, dentre elas o uso de cisternas para coleta e armazenamento de chuva se destaca como solução eficaz e sustentável.

aproveitamento-inteligente-de-agua-da-chuva-cisternas-em-propriedades-rurais

Como funciona uma cisterna de coleta de água da chuva?

A cisterna é um reservatório previamente planejado para coleta e armazenamento de água da chuva, que cai em uma determinada área, geralmente sobre alguma superfície de cobertura, como telhados de casa e galpão.

Essa coleta conta com um sistema de calhas que fazem o direcionamento da água que cai sobre o telhado e a conduz até um reservatório, filtros para remover as sujidades e uma bomba para direcionamento e distribuição quando necessário a utilização da água.

Instalação da cisterna

Durante o planejamento para instalação de uma nova cisterna, o primeiro passo é selecionar um ponto de coleta próximo ao local onde será armazenada e utilizada.

A escolha do ponto de armazenamento também pode ser em um local mais alto que o de utilização, reduzindo a necessidade de bombeamento para distribuição.

Para montagem das cisternas, serão necessárias calhas para coleta da chuva e tubulação para direcionar ao reservatório, além de um sistema de filtragem, removendo sujeiras e detritos, para garantir o uso saudável desse recurso.

aproveitamento-inteligente-de-agua-da-chuva-cisternas-em-propriedades-rurais

Opções de uso de água da chuva aproveitada pela cisterna

A água coletada por meio de uma cisterna pode ser utilizada para uma variedade de fins, incluindo:

• Irrigação agrícola: A água da chuva pode ser usada para irrigar pequenas plantações, reduzindo a dependência de fontes de água externas e os custos associados.
  • Abastecimento de bebedouros de animais: Bebedouros e tanques de água para animais podem ser abastecidos com água da chuva, garantindo um suprimento constante e limpo.
  • Uso doméstico: A água da chuva pode ser filtrada e tratada para uso em atividades domésticas, como lavagem de roupas, descarga de banheiros e limpeza geral.
aproveitamento-inteligente-de-agua-da-chuva-cisternas-em-propriedades-rurais

Vantagens da instalação de cisternas

Sustentabilidade: O aproveitamento da água da chuva reduz a dependência de fontes de água não renováveis, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental.

Economia de custos: Reduz os custos associados ao uso de água potável para irrigação, abastecimento de animais e uso doméstico, resultando em economia a longo prazo.

Autossuficiência: Proporciona uma fonte de água independente e confiável, especialmente em áreas onde o acesso à água é limitado ou caro.

Solução em períodos de seca: A água armazenada nos poucos dias de chuva pode garantir um estoque para uso nos dias de seca, garantindo ao morador rural um abastecimento contínuo ao longo do período de seca

aproveitamento-inteligente-de-agua-da-chuva-cisternas-em-propriedades-rurais

O uso de cisternas pode representar uma economia significativa nos custos de abastecimento de água, em propriedades rurais, onde os sistemas de fornecimento de água nem sempre são eficazes. As cisternas representam uma alternativa sustentável ao acesso de água.

O seu uso também representa benefícios ambientais e de conservação de recursos, tornando-as uma opção viável e inteligente para proprietários rurais.

Você produtor rural que possui lavoura e utiliza sistema de irrigação, pode também contar com produtos para aumento de produção sustentáveis, com os nossos fertilizantes organominerais.

aproveitamento-inteligente-de-agua-da-chuva-cisternas-em-propriedades-rurais

Deseja aumentar ainda mais a produção de sua plantação?

FertPasto

FertsSoja