Biodigestores-de-dejetos-animais-em-propriedades-rurais-uma-revolução-sustentável

Biodigestores de dejetos animais em propriedades rurais: uma revolução sustentável

Em um país onde os desafios para a sobrevivência e a produção rural andam juntos com a constante busca pela sustentabilidade, produtores rurais procuram alternativas eficientes para aumento de produtividade que conciliam com à preservação ambiental.

Nesse contexto, emergindo como soluções revolucionárias, uma opção sustentável é o biodigestor, ele transforma resíduos orgânicos em energia renovável e fertilizantes de alta qualidade.

O biodigestor é um sistema que realiza a decomposição de biomassa em um sistema controlado e, através da fermentação anaeróbica, produz biogás e biofertilizantes.

O biogás tem como principal gás, o metano, que pode ser utilizado para gerar energia térmica, energia elétrica ou como combustível. Representando uma fonte de energia renovável e local, ocorre a redução de custos operacionais e garante maior autonomia energética à propriedade.

O biofertilizante é uma excelente fonte de nutrientes que podem ser utilizados em pastagens e lavouras.

Ao converter os resíduos em biogás e biofertilizantes em sistemas fechados, a emissão de gases para o meio ambiente também é reduzida, o que, por consequência, reduz o impacto ambiental da produção agropecuária.

O aproveitamento dos nutrientes ainda presentes nos dejetos dos animais, promove um ciclo de produção fechado, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos, e também proporciona uma melhor gestão de resíduos na propriedade sendo mais um ativo produtivo.

Para implementar um biodigestor é importante considerar alguns fatores, são eles:

• Localização;
  • Dimensionamento;
  • Necessidades energéticas da propriedade;
  • Disponibilidade de biomassa.

Dessa forma direcionar a análise de viabilidade, operação do sistema, a manutenção do sistema e com o acompanhamento de um técnico garantir o sucesso e a eficiência do projeto.

A viabilidade do biodigestor está ligada à quantidade de biomassa disponível gerada pelos animais, por isso é importante entender que a quantidade de animais vai influenciar na tomada de decisão para avaliar se vale a pena implantar o biodigestor ou não e definir o seu dimensionamento.

Em pequenas e médias propriedade indica-se o mínimo de 20 a 30 bovinos confinados para justificar a instalação de um biodigestor, sendo esse um número apenas de ponto de partida, já que a tecnologia e objetivos deverão ser considerados.

O importante é realizar uma análise detalhada dos custos e os benefícios, considerando os ganhos a longo prazo.

Os biodigestores representam uma estratégia inovadora para propriedades rurais que visam a sustentabilidade e eficiência energética. Ao transformar resíduos antes descartados em recursos de alto valor de aproveitamento, esses sistemas não apenas protegem o meio ambiente, mas também melhoram a rentabilidade e a autossuficiência da propriedade.

A implementação bem-sucedida começa com planejamento cuidadoso e consideração das especificidades de cada propriedade rural. Assim, mesmo com um número mínimo de bovinos, é possível dar o primeiro passo em direção a uma revolução sustentável no campo.

Se você é um produtor de gado de leite ou de corte e tem a intenção de construir um projeto de biodigestor, saiba que o Clube do Gado tem produtos que podem auxiliar na saúde de seu rebanho

Linha Leite

Lacton