Como utilizar o sumário de touros para melhoramento genético do seu rebanho?

O sumário de touros é o resultado de estudos do desempenho e avaliação genética de touros e / ou vacas selecionados e controlados que participaram de um programa de melhoramento genético, publicado periodicamente.

Ele é literalmente, uma lista de opções confiável para que o produtor escolha o animal que irá trazer o melhor sequenciamento genético para o seu rebanho.

É uma importante ferramenta informativa que promove o melhoramento genético de rebanhos por seleção e cruzamento.

Vale ressaltar que o que chamamos de “sumário” é o resultado de uma avaliação comparativa dos animais cadastrados em um determinado programa. Vários órgãos e empresas podem criar vários programas, com isso vários sumários e edições de sumários diferentes, por tanto sua análise deve ser feita apenas a esse programa, sem comparar os resultados de um determinado animal de um programa “A” com os dados de outro animal de um programa “B”.

como-utilizar-o-sumario-de-touros-para-melhoramento-genetico-do-seu-rebanho

Touro do catálogo da ABS com o resultado de suas participações em diferentes sumários.

Os sumários são desenvolvidos por instituições de pesquisas, associações de criadores e centrais de inseminação, de acordo com a aptidão ou propósito e grupo racial, tendo propostas específicas.

Cada sumário de avaliação de touros possui várias características avaliadas, o conjunto de determinadas características vão direcionar a seleção desse animal para atender o objetivo da propriedade. Por tanto, compreender as informações é essencial para a seleção assertiva desse animal.

Para entender melhor o catálogo, cada animal vai conter as características propriamente do animal (nome, apelido, número de registro, data de nascimento, sexo, etc.), o pedigree (linhagem genética), os resultados das provas que foi submetido, as características de destaque, avaliação linear, a média de produção dos filhos, em alguns sumários contém as fotos de animais parentes e disponibilidade de sêmen sexado (separação por sexo).

Antes da escolha de um animal reprodutor que irá contribuir geneticamente no rebanho, é necessário entender qual é o perfil da produção, determinar a produção alvo, diagnosticar características a serem melhoradas no rebanho e definir raça que melhor atende.

Após entender os objetivos a serem alcançados, é importante definir as características que melhor abrange o principal objetivo, por exemplo, em leite:

Características para produtividade:

• Produção de leite;
  • Produção de gordura;
  • Produção de proteína;
  • Produção de sólidos totais;
  • Teor de gordura;
  • Teor de proteína;
  • Teor de sólidos totais;

Características para conformação:

• Altura da garupa;
  • Perímetro torácico;
  • Comprimento do corpo;
  • Comprimento da garupa;
  • Largura entre íleos e ísquios;
  • Ângulo de garupa;
  • Ângulo de cascos.

Características para manejo:

• Temperamento;
  • Facilidade de ordenha;
  • Comprimento de umbigo.

Características de genótipos de marcadores moleculares (características de acordo com a sequência de DNA), como por exemplo:

• k-caseína;
  • b-lactoglobulina.

Durante todo o sumários é comum encontrarmos abreviações de termos técnicos utilizados por veterinários e zootecnistas, o que dificulta a interpretação do mesmo por produtores, dessa forma, é recomendado que o produtor tenha o apoio de um técnico da área para orientar na interpretação e seleção dos animais.

Para o produtor, é importante saber utilizar os resultados das avaliações, exemplo: se um animal apresenta o teor de proteína 4%, esse resultado é muito ou é pouco?

Importante também sabermos que cada característica que selecionamos se relaciona com outras características, e por muitas vezes são relações contrarias que proporcionam a depreciação de uma importante característica, por isso a importância de um profissional que entenda essa correlação para buscar um equilíbrio.

Buscando compreender ainda mais os resultados do sumário, as empresas envolvidas em criar esses sumários, agrupam as características específicas que mais representam um determinado objetivo (como qualidade de leite) e criaram uma metodologia para classificação, que demonstram os melhores animais para esse objetivo.

O sumário de touros representa uma ferramenta crucial para o avanço genético do rebanho, orientando produtores na escolha de reprodutores alinhados aos objetivos específicos da propriedade.

Entender e aplicar corretamente as informações contidas nos sumários, com o suporte de profissionais especializados, permite uma seleção eficaz que pode melhorar significativamente a produtividade e as características desejadas do rebanho. A seleção informada de reprodutores, baseada em dados genéticos confiáveis, é essencial para alcançar o sucesso sustentável na produção animal.

como-utilizar-o-sumario-de-touros-para-melhoramento-genetico-do-seu-rebanho

Você produtor que possui vacas de leite ou gado de corte, temos produtos ideais para um rebanho de genética selecionada, são eles:

Linha Leite

Lacton